quarta-feira, 18 de abril de 2012

Gênero textual - Carta


A carta tem uma estrutura obrigatória e que deve ser rigorosamente seguida, caso contrário, o candidato poderá ter sua redação anulada ou perder muitos pontos. A estrutura obrigatória da carta é: local e data, vocativo, texto e assinatura. Vejamos, então, um exemplo prático e, logo abaixo, a explicação:

Arapongas, 12 de Novembro de 2010.
Prezada Flávia,
É um prazer recebê-la no meu blog. Sua pergunta resulta em resposta para muitas outras pessoas que têm dúvidas…
Ass. Professor Edmundo Santana

Vamos aos detalhes:
- Local e data: por extenso, conforme acima. Normalmente se usa a data no lado direito da folha.
- Vocativo: use um pronome de tratamento adequado à pessoa a quem está se dirigindo. Quanto menos intimidade, mais formalidade. Neste caso, observe a quem se destina a carta. Se a um juiz: meritíssimo. Ao presidente: Excelentíssimo. A uma autoridade; Ilustríssimo,  se é parente: querido(a), etc…e por aí vai. Para pessoas que não sejam autoridades,  o prezado(a) cabe muito bem. Se souber o nome, coloque-o após o pronome de tratamento. Se não souber, pode ser o cargo que ocupa.
-  Texto: quanto mais íntima a pessoa, mais informal será seu diálogo e vice e versa. Procure, no primeiro parágrafo, de acordo com a proposta, perguntar sobre a pessoa ou fazer um elogio à empresa, etc… Depois entre com o argumento proposto.
- Assinatura: observe as instruções da prova. Em alguns vestibulares, pede-se que assine com a primeira letra do último sobrenome. Fiquem atentos.

Obs importante: não deixe linhas em branco entre estes itens.

http://professoredmundo.com.br/?p=722


Nenhum comentário:

Postar um comentário