segunda-feira, 16 de abril de 2012

Pronome



Pronome é a palavra variável em gênero, número e pessoa que substitui ou acompanha o nome, indicando-o como pessoa do discurso. Quando o pronome substituir um substantivo, será denominado pronome substantivo; quando acompanhar um substantivo, será denominado pronome adjetivo. Por exemplo, na frase Aqueles garotos estudam bastante; eles serão aprovados com louvor. Aqueles é um pronome adjetivo, pois acompanha o substantivo garotos e eles é um pronome substantivo, pois substitui o mesmo substantivo.

a) Pronomes adjetivos - quando acompanham um substantivo:
Meus amigos adoram esta casa.

b) Pronomes substantivos - quando representam um substantivo:
Alguns se julgam melhores que outros.

http://www.algosobre.com.br/portugues/pronome.html

Exercícios

As palavras em negrito são pronomes. Algumas substituem nomes, outras acompanham nomes. Separe-as em pronomes substantivos e em pronomes adjetivos.

"Eu gritei porque alguma coisa se moveu atrás de mim e uma mão peluda apertou o meu ombro. Vovô também se assustou, mas conseguiu prender o grito na garganta. No instante em que a horrenda mão se fechava, um guincho selvagem me sacudiu por inteiro. Virei-me."

(CAPARELLI, Sérgio - Vovô fugiu de casa. 7ª ed.Porto Alegre: L&PM, 1986.)



Nenhum comentário:

Postar um comentário